Maria de Fátima Ferreira Peret

Psicanalista e Psicóloga Clínica

Categorias

Como vencer a ansiedade em momentos de transição de carreira?

A insatisfação profissional pode ser gerada por diversos fatores: escolha profissional precoce, falta de perspectiva de crescimento na carreira, falta de propósito na função, falta de motivação ou, até mesmo, por fatores externos. Diante disso, muitos optam por continuar na área em que estão, mesmo que infelizes, porque, afinal de contas, mudar esse cenário não é uma tarefa fácil.

A escolha da profissão normalmente acontece muito cedo, quando somos muito jovens e imaturos emocionalmente. Quando crianças, brincamos que, no futuro, seremos isso ou aquilo, atravessados por nossas imaginações mais ingênuas. E, quando a profissão escolhida se torna cansativa e não faz mais sentido, a angústia e a ansiedade podem aparecer.

E, nesses momentos, muitas coisas perdem valor e nem sempre é possível fazer uma crítica do próximo passo a ser dado. A sensação de não ser capaz para nada, de não ser bom o suficiente, não concluir nada que começa, ter uma vida automática, desprazerosa, esperar ansiosamente pelos fins de semana e pelas férias, e ter uma semana aflitiva: a atividade profissional é vivida como um fardo, e não há realização.

Você não precisa estar sozinho com estas questões. Vamos falar sobre isto?
Nunca é tarde para recomeçar ou mudar a rota. Importante fazer alguns cálculos! Experimente!

Compartilhe:

Como vencer a ansiedade em momentos de transição de carreira?

Exaustão ou burnout?